Imagem de background

Suporte para painel solar e a ação dos ventos

20 de agosto de 2021

Imagina você investir em um sistema de energia solar e logo no primeiro vento mais forte, ele acabar voando pra longe e parar no terreno vizinho ou do outro lado da rua. Isso não é um caso fictício, é uma situação possível de acontecer se o suporte de fixação não foi desenvolvido para resistir a esses ventos. 

As estruturas de fixação são tão importantes quanto as próprias placas solares, o seu mau desempenho pode invalidar por completo o investimento nesta tecnologia de energia limpa. São as estruturas de suporte que fixam os módulos sobre o telhado, laje ou diretamente ao solo e oferecem a resistência estrutural ao sistema. 

Para cada tipo de telhado, há um suporte específico que proporciona a segurança a sua placa: 

  • Telhado de Cerâmica e Cimento – O suporte em gancho é fixado ao caibro do telhado por parafusos em inox e o grampo faz a fixação do painel solar ao suporte. 
  • Telhado Fibrocimento – O suporte é fixado ao caibro do telhado através de um parafuso de inox com haste soberba ou auto atarraxante e um grampo faz a fixação do painel solar ao suporte.
  • Telhado Metálico Zipado – O suporte é fixado ao telhado por um gancho de alumínio com parafusos e porca de inox, sua estrutura possui acoplado um perfil, podendo ajustar a orientação, e um grampo faz a fixação do painel solar ao suporte.
  • Telhado Metálico – O suporte no formato de um perfil é instalado diretamente ao telhado e neste perfil é acoplado o painel solar com auxílio de grampos.
  • Telhado Laje –O suporte no formato de triângulo é fixado diretamente sobre a laje. Perfis transversais são utilizados para apoio das placas e um grampo faz a fixação do painel solar ao suporte.

 

Ação do vento sobre o painel solar 

Na hora de instalar o painel fotovoltaico, o vento é um fator muito importante a ser considerado, pois projetam sobre as placas, um peso excessivo dependendo de sua força.  

A estrutura tem um papel fundamental na resistência do vento. As estruturas de fixação da IBRAP são de alumínio e foram desenvolvidas e dimensionadas para oferecer a resistência ao vento adequada. Todos os suportes de fixação da IBRAP suportam ventos de até 180 km/h e são adequados para utilização em todo o Brasil. 

Confira mais informações em nosso site neste: IBRAP – Estrutura para Telhas

 

Leia mais: Vantagens do uso de suporte de alumínio para Painel Solar